Os maiores edifícios do mundo já contemplam tecnologias inteligentes há anos. Soluções oriundas de líderes do mercado como Honeywell, JCI e Schneider. Mas esses edifícios representam apenas 10% do mercado imobiliário comercial mundial. Então, como ficam os outros 90%?
Até recentemente, a tecnologia de BMS (Building Managemente System) que monitora e controla sistemas de climatização (HVAC), iluminação, energia e sistemas relacionados não tem sido utilizada em edifícios de menor porte. As tecnologias tradicionais de gerenciamento de edifícios geralmente têm um custo relativamente alto, portanto, pode levar anos obter um retorno positivo do investimento (ROI) em pequenos e médios edifícios. Não é de admirar que quase 90% dos edifícios contenham pouca ou nenhuma tecnologia inteligente! Eles ainda estão procurando por onde começar...
Felizmente, duas tecnologias-chave estão mudando a equação:
1. A internet das coisas encontrando seu lugar
Novas soluções de construção inteligente chegaram sob a forma de sensores, switches e gateways de Internet das Coisas (IoT) de baixo custo e fácil de instalar. Esses dispositivos IoT superam as barreiras de capital que limitam os sistemas tradicionais de gerenciamento de edifícios (BMS). Pela primeira vez, esses novos produtos podem ser implantados de forma econômica por pessoal não especializado em edifícios existentes. Eles são acoplados a aplicativos para análise e visualização. Eles coletam dados críticos e aumentam o alcance dos sistemas BMS existentes. Eles podem até mesmo fornecer funções BMS de nível de entrada para aplicações convencionais em edifícios de menor porte.
É claro que a maioria dessas novas soluções IoT de construção inteligente não são BMS completas no sentido tradicional e com grande quantidade de equipamento. Mas muitos podem dar conta de processos de usos específicos, como gerenciamento de energia, controle a distancia, alertas, sub-medição por usuários ou controle de termostato. Eles não empregam loops PID (proportional–integral–derivative), mas eles são acessíveis e funcionais o suficiente para fornecer um ROI alto para edifícios intermediários.
2. Existe uma arma secreta na nuvem
O segundo avanço que impulsiona a revolução da tecnologia de construção inteligente é sua arma secreta: ele alavanca a nuvem. A nuvem é um transformador do setor. Está democratizando o mundo dos dados e serviços. As plataformas e ferramentas abertas, baseadas em nuvem permitem que mais desenvolvedores ofereçam aplicativos mais inovadores de forma rápida e econômica. Utilizando a nuvem a obtenção de dados, sua análise e visualização estão mudando as diversas indústrias, deste a área financeira , passando por cuidados de saúde e até viagens.
A indústria de controles de construção também não ficou imune a esta revolução. Agora, os "grandes dados" gerados pela nova onda de dispositivos IoT embarcados podem ser reunidos em serviços de gerenciamento e análise baseados na nuvem, em redes existentes. Isso permite que dispositivos remotos sejam facilmente monitorados e controlados por gerentes de instalações via smartphones e tablets.
As coisas estão mudando...
Com os novos players reduzindo os custos e proporcionando mais capacidade, a tecnologia de construção inteligente agora é atraente e acessível para os outros 90% do mercado. Exemplos incluem:
- Plataforma de Gerenciamento de Edifícios da Intel em gateways líderes do setor que estão disponíveis fora da prateleira;
- Google e Microsoft fornecem dados IoT normalizados para milhares de desenvolvedores de aplicativos através do Google Cloud IoT Core e Azure IoT Suite;
- Lucid, Altair, Losant, Leverege e outros fornecem aplicativos de construção inteligente com base em nuvem e plataformas de ativação de inicialização rápida que criam valor a partir de dados IoT e hardware de baixo custo;
- Mesmo alguns dos líderes de controle de construção de hoje como Schneider, KMC e Tridium estão adicionando recursos de nuvem aos seus sistemas
Observe o que mais está mudando: a nova onda de soluções de gerenciamento de construção é amplamente apoiada por pessoas de fora. Estas são empresas de tecnologia globais e altamente influentes, incluindo Intel, Microsoft, Dell e Amazon. Eles podem não ter antecedentes na construção de controles, mas eles são especialistas em TI, nuvem, segurança e tecnologia embutida. E eles estão se movendo rapidamente, fazendo parcerias onde for necessário para construir a profundidade que precisam em aplicativos de construção inteligente.
Não esqueça que essas empresas também possuem grandes canais de vendas e distribuição. Eles estão direcionando ativamente os mercados de IOT que mostram oportunidades significativas. Uma vez que os serviços da IoT e da nuvem estão mudando as soluções de controle de construção das tecnologias operacionais (OT) para a tecnologia da informação (TI), é importante entender que as novas soluções suportadas por esses poderosos jogadores não só envolverão os conhecimentos, mas também podem ter maior credibilidade com departamentos de TI dos clientes.
A indústria de controles de construção está madura para a esta disrupção. Os integradores de sistemas e os revendedores de valor agregado que visam edifícios inteligentes de menor porte estão preparados para tirar proveito desta enorme e nova oportunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário