Comparando ZigBee e Z-Wave

Fonte: Alarm New England

Se você tem pesquisado sobre a casa conectada, você provavelmente já ouviu falar de tecnologias Z-Wave e ZigBee. Ambos são sistemas  usados ​​para automatizar sua casa e torná-lo acessível a partir de seu smartphone ou tablet. Então qual é a diferença entre os dois? Ambos ZigBee e Z-Wave têm seus respectivos prós e contras. Mas quando se trata de domótica e segurança, Z-Wave começa a ser considerado o padrão.

Segurança

Z-Wave e ZigBee utilizam "redes de malha" ou mesh. As redes Mesh usam outros dispositivos para conexão sem fio. Por exemplo, se você tem um bloqueio de porta sem fio e que o bloqueio precisa se conectar ao painel de controle, o bloqueio alcançará a tecnologia inteligente mais próxima, como um interruptor de luz ou termostato até chegar ao painel de controle. Tipo de uma abordagem de ligação em cadeia. O problema com redes de malha é que eles deixam você suscetível a hacker porque há tantos pontos para se intrometer. Felizmente, a tecnologia Z-Wave recentemente recebeu o selo UL de aprovação para criptografia e anti-jamming. Isso significa que a tecnologia Z-Wave é mais segura do que a ZigBee.

Interoperabilidade

Quando se trata de vincular a sua tecnologia Z-Wave ou ZigBee através de uma rede de malha, você precisa ter certeza de que seus dispositivos têm a capacidade de se conectarem uns aos outros. Isto é onde Z-Wave e ZigBee realmente começam a diferir. A tecnologia ZigBee pode ser usada por vários fabricantes, que podem usar uma linguagem diferente em seus equipamentos. Isto torna difícil para o equipamento ZigBee ligar uns aos outros. Z-Wave, no entanto, é usado apenas pela Sigma Designs e opera apenas em seus receptores. Isto significa que a tecnologia Z-Wave pode falar com cada um e outros dispositivos podem conversar uns com os outros usando as freqüências Z-Wave. Do ponto de vista do usuário, Z-Wave é mais flexível do que ZigBee. Contanto que algo tenha Z-Wave ele pode ser integrado.

Aplicação

ZigBee tem uma exigência de baixa potência e é usado principalmente para produtos relacionados com energia inteligente, monitoramento de equipamentos, domótica e cuidados de saúde. Z-Wave é mais usado para casas em sistemas  de segurança e domótica. A Z-Wave é recomendada para os clientes de automação residencial pela primeira vez devido à sua facilidade de uso e interoperabilidade entre os fabricantes.

OBS: este é um artigo elaborado pela Alarm New England e reflete apenas uma visão individualizada sobre este tema

Um comentário:

  1. artigo muito legal, eu sou formado em eletrotecnica e estava querendo entrar nesse ramo que acho muito interresante tanto em conhecimento e em questão de ganhos $, alguém saberia me indicar um local ou uma escola EAD para me qualificar.

    ResponderExcluir