Do Smartphone para a Smart Home!

Fonte: Technews

As pessoas começaram a usar o termo "smartphones", em 1995. No entanto, o primeiro smartphone do mundo realmente foi feito três anos antes. O telefone chamado Simon Personal Communicator, foi desenvolvido pela IBM em 1992, mais de 15 anos antes da Apple lançar o primeiro iPhone.

Smartphones foram um aprimoramento dos celulares normais, adicionando toda uma série de aplicações. Eles não são apenas meios para conversação e texto, e sua capacidade não termina no acesso à Internet, ou na edição de documentos. Smartphones estão avançando a um ritmo muito rápido e alguns têm a capacidade de falar com você, responder às suas perguntas, desligar as luzes onde voce não está presente, abrir portas  e até mesmo assistir  filmes.

O telefone é inteligente, e  a sua casa deve ser inteligente também. A digitalização e a consequente tendência de otimização e controle têm proporcionado muitas oportunidades para transformar sua casa em Smart Home. Mas o que é uma Smart Home pode fazer ?

Home sweet home - Digitalização na construção de casas

Não só o telefone, a televisão e o carro são inteligentes, a casa vai ser plugada na rede.

No caminho para o trabalho, você recebe uma mensagem em seu telefone, que a janela foi fechada devido à chuva iminente. O mercado já recebeu a encomenda do leite que estava faltando para você. O que antes era possível apenas em filmes de ficção científica, agora tecnicamente não é mais um problema.

Cada vez mais, nós ouvimos do termo "Smart Home", que remete para as casas com dispositivos inteligentes em rede. Por isso, é possível controlar o aquecimento e iluminação através de nossos smartphones, enquanto estamos viajando.

Com a tecnologia de casa inteligente, a energia pode ser utilizada de forma mais eficiente. Por exemplo, sensores podem enviar um sinal para ligar ou desligar as luzes, janelas, aquecimento e ar condicionado. O sinal de uma janela aberta também pode ser transferido para o smartphone dos moradores para avisar uma possível tentativa de arrombamento.

Smart Home - O que acontece com os meus dados?

Para a tecnologia Smart Home, a instalação eléctrica adequadamente projetada é um requisito importante. Isso começa com o fato de que o planejamento vai desde a localização de antenas adequadas até as conexões com as instalações elétricas, Além disso,  a sua rede nativa deve ser bem resolvida para que problemas de conexões insuficientes desde o início sejam evitados.

Claro, a tecnologia Smart Home tem muitas vantagens e é muito confortável. Por outro lado, muitos proprietários de casas têm preocupações e estão relutantes em novas possibilidades técnicas na construção de casas para seu uso. Uma razão pode ser o custo; mas provavelmente a segurança tem um papel muito maior. O medo de mau uso dos dados armazenados na casa é grande.

Preocupações de segurança

Para evitar que ladrões especializados invadam a sua casa, podemos instalar janelas de alta qualidade ou portas resistentes com trava de segurança.. No entanto, para uma Smart Home, como o proprietário pode abrir a sua própria porta com um dispositivo móvel, seria possível permitir que um invasor com o know-how necessário para controlar os  sistemas de alarme, tenha acesso ao sistema central da casa, especialmente dado que muitos aplicativos de controle permanecem não encriptados.

Conclusão

Deve-se estar ciente de que cada sistema é susceptível de ser vulnerável a recursos escusos de hackers, independente se estamos falando de um computador, smartphone ou Smart Home. O mais importante é a observância de regras básicas, tais como criptografia adequada e que sejam revistos periodicamente, seguir normas, bem como a proteção da sua própria rede sem fio e o uso de senhas mais complexas e atualizadas com frequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário