Domótica em casa, por onde começar?

Fonte: Vivienda Saludable

Felizmente mais e mais pessoas começam a perceber que não estamos vivendo em casas totalmente saudáveis ​​e confortáveis como poderiam ser. E nossas edificações , para se tornarem nossas aliadas ao invés de recipientes desconfortáveis, tem que ser cuidadas, mantidas e atualizadas de tempos em tempos.

Ouvimos por ai algumas "coisas que fazem certos edifícios" que parecem invenções de filmes do 007, mas a verdade é que já estamos vivendo este tempo. A revolução na eletrônica e nas telecomunicações têm muito a contribuir para o nosso modo de vida, tanto em termos de saúde como na eficiência energética.

A automação ajuda a manter condições de conforto dentro do imóvel ao longo do dia e com menos esforço, isto é, com menos gasto de energia. A partir de agora, pensamentos como: "isso é  apenas um escritório", "isso é apenas uma casa de luxo", etc. têm que deixar de existir. Embora nos pareça irreal hoje, tudo isto vai acontecer em breve em todas as nossas casas. Especialmente uma vez que você começar a girar a roda: quanto mais a demanda existe, os produtos serão padronizados, os preços serão reduzidos, assim como os serviços técnicos e então tudo começa a encaixar. 

Que parte da automação residencial, devemos incluir sem falta em nossa próxima reforma?

Nós não estamos falando de lareiras que acendem quando entramos na sala, nem banheiros que se auto limpam; mas, talvez de luzes que acendem a um toque ou gesto e equipamentos eletrônicos que sabem quando devem se desligar.

Da próxima vez que você reformar ou projetar sua casa faça uma previsão para que possa instalar estes sistemas conforme sua necessidade ou orçamento:


  • Controle de persianas e cortinas conforme a radiação solar ou como um programa definido.
  • Controle de aquecimento e de arrefecimento em função da temperatura interna, através de. sensores espalhados para medir continuamente a temperatura ou desligar o aquecimento quando o nível de conforto é atingido.
  • Controle de iluminação interior em função da luz natural proveniente do exterior: ele vai regular a quantidade de energia consumida. Isto vale tanto para escritórios como para salas de estar, ou qualquer ambiente que os usuários utilizem por longos períodos de tempo.
  • Controle de iluminação com detectores de presença. Parece simples, mas funciona!. Também utilizar dimmers, para ajustar manualmente a quantidade de luz conforme a atividade que você faz.
  • Tomadas comandadas, como previsão. Estes dispositivos vão livrá-lo do famoso consumo vampiro ou do modo de standby, desconectando as tomadas quando você desejar.

Além disso, estas medidas podem ser completadas por outros aparelhos de medição de consumo passivo.  Isso não vai reduzir a sua fatura de energia diretamente, mas vai deixar você saber quais os hábitos dos moradores e como eles podem ser usados para otimizar o consumo sem abrir mão do conforto e da segurança.

Por tudo isso, nós encorajamos você a perder o medo do desconhecido e tirar proveito dessas mudanças que irão trazer melhorias reais para sua habitação, negócio ou escritório. No final das contas, uma das maiores recompensas de sua vida é ter mais contato com a família e os amigos, certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário