Artigo original: Parks Associates
Há um interesse crescente dos consumidores em economizar energia e ser mais eficientes em termos energéticos. A economia de energia e a redução das contas de consumo sempre foram os principais impulsionadores da tecnologia de casa inteligente. Quando incluídos em programas de gerenciamento de energia, os dispositivos domésticos inteligentes ajudam a reduzir as barreiras à economia de energia.Os recursos do dispositivo doméstico inteligente incluem o seguinte:
Controle remoto de produtos que consomem energia – Os dispositivos domésticos inteligentes permitem que os consumidores ultrapassem da percepção para o controle. A capacidade de gerenciar remotamente o status de dispositivos que consomem energia oferece aos proprietários de dispositivos domésticos inteligentes uma vantagem na capacidade de economizar energia. Essa capacidade torna os insights de energia mais acionáveis.
Automação de ações de economia de energia – Além do controle remoto, os dispositivos inteligentes tornam possível automatizar algumas ações de economia de energia. Por exemplo, as luzes inteligentes podem ser pré-programadas para desligar automaticamente em determinados momentos. Da mesma forma, os termostatos inteligentes podem aprender, com o tempo, a detectar quando ninguém está em casa e ajustar automaticamente as temperaturas. Automatizar essas ações diminui o nível de esforço do consumidor envolvido na economia de energia e aumenta a conformidade com a confiabilidade. Os casos de uso de economia de energia para dispositivos domésticos inteligentes já têm um forte apelo ao consumidor.
Para termostatos inteligentes, detectar quando alguém está em casa e fazer ajustes automaticamente para economizar dinheiro estão entre os principais recursos que influenciam a compra de dispositivos.
Para refrigeradores inteligentes, ajustar automaticamente suas configurações de forma a minimizar o consumo de energia é o recurso mais atraente do aparelho.
Engajamento digital: resposta à demanda
Medidores e dispositivos inteligentes podem melhorar o envolvimento do consumidor com programas de resposta à demanda das seguintes maneiras:
Mensagens direcionadas – A captação de dados de medidores inteligentes residenciais torna isso possível para determinar quais residências estão gerando picos de uso. Entender quais residências e quais produtos dentro dessas residências consomem energia durante os períodos de pico permite que as concessionárias direcionem os consumidores que terão o maior impacto e aqueles que provavelmente estarão mais engajados no programa.
Dados de ocupação – Os termostatos digitais podem detectar dados de ocupação e facilitar a otimização de energia. Por exemplo, quando os termostatos do Google Nest estão no modo Ausente, os fornecedores de energia podem usá-lo como uma oportunidade, com permissão, para fazer ajustes maiores nos pontos de ajuste do termostato para os participantes do programa TOU de recompensas em horário de pico do Nest. Para os consumidores inscritos no programa Rush Hour Rewards, os termostatos Google Nest ajustam automaticamente a temperatura da casa quando o consumo de energia em sua área específica é alto. Isso gera economias ainda maiores para os participantes do programa e minimiza o desconforto do consumidor e a conformidade com o programa.
Coreografia de carga – Dado que os produtos domésticos inteligentes podem se comunicar entre si, as cargas cíclicas desses dispositivos podem ser coordenadas para que não estejam todos funcionando ao mesmo tempo. Por exemplo, as diferentes unidades de ar condicionado (AC) da casa podem ser programadas para que não funcionem ao mesmo tempo. Alternativamente, em um dia muito quente onde as unidades AC precisam operar ao mesmo tempo, o aquecedor de água quente pode ser programado para desligar automaticamente neste momento, limitando assim a demanda de pico. A pré-programação limita o esforço do consumidor.
Resposta rápida a eventos de DR – Os dispositivos inteligentes podem responder muito rapidamente aos sinais de resposta à demanda. Muitos sistemas de DR anteriores exigiam aviso prévio para responder efetivamente às solicitações, o que os torna ativos de DR menos eficazes em comparação com dispositivos domésticos inteligentes. Novos dispositivos domésticos inteligentes podem ajudar a superar essa barreira.
Os consumidores querem os benefícios da economia de energia, mas hoje muitos não fazem mais do que simples e pequenas ações para economizar energia. As concessionárias devem fazer com que os benefícios dos comportamentos de economia de energia valham o esforço e o investimento. A digitalização da casa permite alertas e automatizações que reduzem o nível de esforço dos consumidores para poupar energia, aumentando assim o seu envolvimento em ações de poupança de energia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário