Envelhecimento conectado




Fonte: z-wavealliance.org

A demografia global aponta diretamente para o envelhecimento da população. Somente nos EUA, 77 milhões de Baby Boomers começaram a se tornar idosos, e 44 milhões desses indivíduos já estão atuando como cuidadores de pais idosos e entes queridos. Muitas nações na Europa e na Ásia são ainda mais velhas per capita. Estamos no meio de um crescimento acelerado da população idosa que durará pelos próximos 20-30 anos.

As soluções acessíveis de monitoramento, controle e alerta fornecidas pelo Z-Wave fornecem assistência inestimável para o bem-estar e a conveniência desses idosos - bem como dos entes queridos idosos de quem são cuidadores. Essas soluções conectadas de envelhecimento são e continuarão sendo uma demanda vital para esse enorme mercado emergente.


Dispositivos e sistemas baseados em Z-Wave são a peça central do paradigma conectado de envelhecimento e bem-estar. Eles permitem um novo domínio de segurança, conveniência e recursos sociais para os idosos que capacitam o envelhecimento independente e seguro no local. Talvez mais importante, eles trazem aos cuidadores familiares novas habilidades para permanecerem intimamente conectados, mesmo quando não podem estar fisicamente lá, criando o ambiente mais seguro e confortável possível para o envelhecimento independente.

Atividade é uma nova e importante métrica de saúde

Com sensores Z-Wave simples, a casa se torna um parceiro inteligente no monitoramento do bem-estar, e a atividade dentro de casa se torna uma nova métrica importante para o monitoramento e a prestação de serviços de saúde. Os cuidadores podem saber se seus entes queridos saíram da cama ou não foram para a cama, indicando um possível problema. Uma cadeira favorita que ficou desocupada (ou ocupada) por muito tempo pode enviar um alerta. O Z-Wave transforma a casa em uma unidade inteligente que reúne e compartilha feedback das atividades diárias, alertando os cuidadores sobre padrões de atividades incomuns e recebendo alertas sobre elas, quando necessário.


Todos os diferentes estágios do bem-estar da vida se beneficiam do monitoramento de atividades por meio do Z-Wave. Para idosos que ainda são altamente independentes, as soluções Z-Wave Connected Aging fornecem monitoramento transparente da atividade doméstica que sinaliza uma vida saudável e otimiza automaticamente o ambiente residencial para máxima segurança e conforto. Para idosos com funcionamento intermediário que podem ser mais velhos ou que vivem com condições crônicas que exigem atenção vigilante dos cuidadores familiares, o Z-Wave pode fornecer informações quantificadas de bem-estar sobre alimentação, sono, mobilidade e outros indicadores-chave de bem estar, permitindo intervenções proativas. Para idosos que dependem de cuidadores externos e visitantes de cuidados domiciliares, o Z-Wave oferece controle remoto de portas e acessos, bem como condições automatizadas de conforto e segurança.

Uma lista completa de recursos fornecidos, habilitados ou alimentados pelo Z-Wave em um ambiente de envelhecimento conectado é limitado apenas pela imaginação do projetista do sistema e pelas necessidades da casa e dos indivíduos conectados. Mas em praticamente qualquer configuração, os seguintes benefícios são facilmente alcançados:

Monitoramento Inteligente de Padrões Diários

Utilizando sensores simpels, o Z-Wave pode acumular e compartilhar dados relativos à atividade diária de bem-estar, desde padrões simples de movimentação (mamãe ou papai andaram hoje?) até quantas vezes uma caixa de remédios foi aberta ou quantas vezes o banheiro foi acessado. Isso permite que o cuidador remoto seja alertado sobre quaisquer anormalidades nos padrões de vida dos entes queridos que envelhecem no seu local habitual.

Controle de acesso remoto

Em muitos casos, os idosos são visitados de forma contínua por terceiros que contribuem para o seu bem estar, incluindo auxiliares de saúde domiciliários, enfermeiros visitantes e familiares e amigos que passam por ali para assistência e socialização. Com uma fechadura controlável Z-Wave, os cuidadores podem agendar horários para as portas serem abertas para essas visitas e saber quando elas chegaram. Eles também podem permitir remotamente visitantes inesperados, tudo sem incomodar o(s) ente(s) querido(s).

Monitoramento interior e geolocalização

Através da instalação bem projetada de sensores, os cuidadores podem configurar áreas na casa que os alertam para ocupação ou não ocupação, sendo assim alertados para quaisquer perigos ou sinais de atividade anormal. Por exemplo, os sensores podem enviar notificações de que uma escada foi acessada descendo, mas não subindo (indicando uma possível queda), ou saber que nenhum cômodo fora do quarto foi acessado (indicando inatividade).

Controle Remoto de Ambientes Interiores

Com o controle Z-Wave, luz, temperatura e outros sistemas em toda a residência podem ser controlados remotamente. As cortinas motorizadas garantem que os pais idosos não fiquem sentados no escuro porque as cortinas são muito pesadas ou altas para alcançar. Os cuidadores podem garantir que haja calor ou ar condicionado apropriados com controles remotos de HVAC e, por meio de sensores de água, saber se a vovó ou o vovô não deixaram acidentalmente a água da banheira aberta.

Bem, estes são apenas alguns exemplos do que o Z-Wave pode fazer para capacitar o envelhecimento independente no local e os cuidadores que o supervisionam. Os dispositivos e sistemas que compõem esse ambiente de envelhecimento conectado são discretos, acessíveis e facilmente integrados à casa. Juntos, eles criam uma imagem completa de padrões observáveis e dados acionáveis que fornecem um nível de segurança e capacidade de tomada de decisão que antes era inatingível fora de uma unidade de atendimento a idosos.

Com o Z-Wave, há mais do que apenas segurança, conforto e conveniência para os idosos que envelhecem. O ambiente conectado que ele permite também pode reduzir as visitas de emergência, minimizar o risco de hospitalizações, ajudar os usuários finais a gerenciar melhor as condições crônicas e mantê-los próximos à família e aos entes queridos 24 horas por dia, 7 dias por semana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário