Este artigo abaixo é um relato de um especialista dos EUA em orientar os integradores nos projetos de Automação Residencial. Nele, procura explicar a tendência cada vez mais perceptível do abandono dos sistemas cabeados em troca dos similares baseados em tecnologias sem fios. Também aborda a infraestrutura para redes de dados.
Trata-se de uma visão atual, mas que pode ser debatida e também deve ser vista como baseada em uma realidade norte-americana onde os conceitos de construção civil são diferentes daqueles adotados no Brasil.
Fica aqui o convite para um debate deste tema! Envie suas sugestões para consultoria@larinteligente.com.br e vamos manter todos interessados no tema informados a respeito
No episódio recente do podcast Internet of Things, respondemos a uma pergunta de correio de voz deixada em nossa linha direta de podcast. O colega que fez a pergunta está fazendo uma reforma na casa e terá acesso por dentro das paredes. Ele está tentando planejar com antecedência sua casa inteligente e quer saber o que deve fazer do ponto de vista da fiação de baixa e alta tensão. Do ponto de vista do crescimento futuro, ele também está interessado em planejar sua rede.
A última parte dessa pergunta tem uma resposta mais curta, então vou começar com esta. Se você tiver acesso para adicionar fiação em toda a casa, eu definitivamente recomendo usar pelo menos cabos CAT-6. E eu apontaria pelo menos uma porta Ethernet para quarto e/ou sala de estar. Isso permitirá velocidades de transferência com fio de até 1 Gb por segundo. Uma boa atualização seria usar cabos CAT-7 para um enorme aumento de taxa de transferência de 10 GBps.
E eu complementaria esse cabeamento de rede com roteadores mesh WiFi 6E para acesso sem fio. Certifique-se de perceber que as áreas de cobertura Wi-Fi de malha esperadas são normalmente otimistas. Cada casa é projetada e construída com diferentes materiais que podem afetar adversamente a cobertura da sua rede sem fio. A maioria dos roteadores mesh Wi-Fi ainda não oferece suporte a velocidades com fio acima de 2,5 Gbps, embora isso provavelmente mude nos próximos anos.
Agora vamos à questão da fiação de baixa tensão. Hoje em dia, há muito menos necessidade de ter fios de baixa tensão em toda a casa inteligente. Na verdade, nunca usei um produto de baixa tensão na última década em mais de uma casa inteligente. Stacey (um colega integrador) utiliza para alguns casos de uso muito específicos, como alto-falantes de áudio domésticos e grandes persianas automatizadas.Além de cenários audiovisuais profissionais ou persianas muito grandes, há pouca utilidade para sistemas de baixa tensão na casa inteligente. Stacey observa que conversou com alguns contatos do setor em um evento recente de IoT e aqueles que costumavam pressionar e apoiar soluções de baixa tensão simplesmente não o fazem mais há algum tempo...
Parte disso é porque você precisa de um tipo de produto muito específico para usá-lo. E parte disso se deve à natureza proprietária da maioria das soluções domésticas inteligentes de baixa tensão cabeadas. Dado que o padrão Matter está sendo lançado (talvez não tão rápido quanto gostariamos), a abordagem mais universal do Matter é para onde a indústria está se dirigindo. E não há nenhum dispositivo Matter de baixa voltagem cabeado disponível hoje. Portanto, a menos que você tenha uma necessidade de produto muito específica que exija fiação de baixa tensão, podemos dizer para "pular" este capítulo em sua casa inteligente de 2023...
(publicado originalmente em https://staceyoniot.com
OBS: existem comentários na postagem original que contradizem o autor do artigo... vale a pena dar uma olhada...
Nenhum comentário:
Postar um comentário