Integrador: é hora de se capacitar em instalações elétricas residenciais!

Artigo publicado no portal www.cepro.com
Autor: Jason Knott

Uma observação importante: este artigo, publicado em fevereiro de 2019 num dos portais mais respeitados dos Estados Unidos sobre Automação Residencial mostra a necessidade iminente para os integradores de se capacitarem em instalações elétricas (ou contarem com profissionais que detenham esta capacitação). Quando o autor fala numa "licença elétrica" ele se refere ao conhecimento e aplicação das normas locais, como um essencial argumento que os Integradores devem utilizar junto aos seus clientes

Levando em conta certos detalhes que diferenciam o mercado americano do brasileiro, lembramos que a AURESIDE lançou recentemente um novo programa intitulado "Formação do Profissional Instalador de Automação Residencial" que procura atender esta crescente demanda. Leia e deixe registrada sua opinião ao final!


Interruptores inteligentes, armazenamento de energia, veículos elétricos, gerenciamento de energia limpa estão se cruzando na casa inteligente. Os integradores não podem mais ignorar a necessidade inevitável de um componente de tensão de linha em seus negócios. Estou errado?

Se você ainda não fez isso, agora é a hora de todas as empresas de integração personalizada considerar seriamente a obtenção de uma licença formal nesta área.
O mercado doméstico inteligente está mudando tão rapidamente que ter uma licença de tensão de linha não apenas oferecerá a você um nível de isolamento das influências externas do mercado, mas também abrirá um potencial de mercado ainda mais amplo para sua empresa.

De acordo com os dados mais recentes sobre leitores da CE, 31% das empresas de integração eletrônica customizada já possuem licenças elétricas de alta voltagem. Viva! 

Durante anos, ter essa capacidade de trabalhar com voltagem de linha sem fazer malabarismos com sua agenda em torno de outro negócio ofereceu bastante flexibilidade.
De fato, quando a tendência de tela plana começou, ter uma licença elétrica era uma vantagem real. Como a maioria das casas mais antigas nunca tinha uma tomada na parede, os plugues de baixo para cima precisavam ser realocados diretamente atrás da TV.

Os revendedores com licenciamento de tensão de linha não precisaram esperar que um eletricista fizesse essa mudança relativamente simples.

Mas hoje, as oportunidades de mercado para integradores com licenças elétricas vão muito além da simples montagem de TV de tela plana. Vamos ver alguns deles:

Interruptores de luz inteligentes

Empresas como Lutron, Leviton, Noon Home e Brilliant trouxeram os cérebros da casa inteligente para o que costumava ser um simples interruptor de luz.

Hoje, o interruptor de luz inteligente controla não apenas várias cenas de iluminação, mas é um intercomunicador, interface de alarme e controlador de bloqueio inteligente. O interruptor de luz inteligente fornece alertas meteorológicos e pode ajustar o termostato ... todos usando o controle de voz em alguns casos.

Mas… você precisa ter uma licença elétrica para instalar esses switches inteligentes. Por que você quer ser excluído desse mercado potencial?

Equipamentos de iluminação

Todos nós sabemos que a maior mudança que ocorre no mercado de iluminação são luminárias LED de baixa voltagem. Esta é uma categoria em que os integradores estão invadindo o reino dos eletricistas experientes e verdadeiros, por serem capazes de instalar luminárias LED de baixa voltagem controláveis ​​por IP e econômicas, sem a necessidade de uma licença elétrica.

Liderados pela compra de grupos como HTSA, Azione e ProSource, os integradores personalizados estão obtendo um curso intensivo sobre design de iluminação que lhes permitirá entrar em vigor nesse mercado.

Mas por que parar apenas com as luminárias de baixa voltagem? Integradores com uma licença elétrica poderão usar suas habilidades em todas as formas de iluminação, incluindo luminárias de tensão de linha.

Fiação de PoE

Você acha que os eletricistas ficarão ociosos tocando com os dedos enquanto os integradores de baixa tensão ocupam uma parte do seu mercado (e suas receitas, juntamente com a alta margem de lucro embutida no negócio dos aparelhos)? De jeito nenhum.

Já em estados como Nova Jersey, eletricistas estão fazendo lobby por uma legislação que proíba qualquer um, exceto um eletricista, de executar o cabo Categoria X em uma casa, porque ele tem o potencial de transportar sinais PoE para vários dispositivos em casa. Se você tiver uma licença elétrica, não poderá ser excluído se esses esforços de lobby forem bem-sucedidos.

Armazenamento de energia

Empresas como a RoseWater Energy Group e a Sonnen apostam na automação de energia como uma das próximas grandes ondas para este setor. E porque não? Não há comércio posicionado melhor do que a comunidade de instalação personalizada para gerenciar cargas de energia em um ambiente doméstico inteligente.

Os revendedores podem programar sistemas de forma inteligente para aliviar o uso da carga elétrica durante as horas de pico de uso e, por outro lado, configurar vários dispositivos e outros sistemas para serem executados fora dos horários de pico, quando as taxas de horário do dia das concessionárias são mais baixas.

Além disso, a ênfase das concessionárias para geração de energia mais limpa a partir de energia solar, eólica e geotérmica criará o potencial para parcerias entre integradores e empresas locais, sem mencionar os desenvolvedores de comunidades verdes
.
Disjuntores Elétricos Inteligentes 

De mãos dadas com o armazenamento de energia estão os disjuntores elétricos inteligentes. Empresas como a Savant, com seus disjuntores inteligentes Racepoint Energy, permitirão que os integradores projetem residências  que possam abrir e fechar cargas elétricas individuais remotamente ou de forma inteligente, fazendo referência às taxas de utilidades e aproveitando a rede elétrica.

Quando veículos elétricos começarem a se tornar mais comuns entre fabricantes como a Volkswagen e outros, a necessidade de gerenciamento inteligente de energia de carga elétrica estará em alta demanda.

Eu sei que muitos integradores têm fortes parcerias com o eletricista local. Isso é um começo. Além disso, em muitos estados, obter uma licença elétrica é um processo árduo, exigindo anos de aprendizado e treinamento de aprendizes. Mas na maioria dos estados você pode contratar um eletricista licenciado como membro de sua equipe e utilizar sua licença para sua empresa.

Essas são apenas algumas das razões pelas quais acredito que agora é a hora de obter uma licença elétrica para sua empresa. Estou certo ou errado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário